sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FORMAS DE ULTRAPASSAR UM CONFLITO

Meios para ultrapassar conflitos: A cooperação, a mediação e a negociação.



Conflito e Cooperação

Ao ultrapassar um conflito, desenvolve-mos psicologicamente, pois somos capazes de responder de forma mais adaptada ao que nos é exigido pela sociedade. Muzafer Sherif e a sua equipa tentaram formas de se ultrapassar o conflito entre os grupos, omitindo actividades competitivas e promovendo outras que motivassem o contacto directo directo entre grupos. Contudo a tentativa revelou-se um fracasso.


http://www.youtube.com/watch?v=SoyXXt5SmRo



Conflito e Mediação

A mediação é uma forma de resolver um conflito, recorrendo a uma outra parte . O papel do mediador é promover a comunicação.A forma do mediador é clarificando a situação, reduzindo a tensão ou propondo concessões com o objectivo chegar a um acordo que pode ser atingido ou não ou de nível satisfatório de parte de ambos.

A mediação pode ser familiar, por exemplo, quando há um divórcio.
A mediação existe também nos conflitos laborais, a uma escala mais ampla nas relações internacionais: a ONU procura ser mediadora de crises e conflitos entre Países.




Conflito e Negociação

A negociação é um processo de conflitos em que as partes intervenientes, voluntariamente, procuram construir um acordo no sentido de impedir o desenvolvimento de hostilidade para fases mais agudas. Ou seja a negociação procura construir um acordo no sentido de impedir o desenvolvimento da hostilidade para fases mais agudas. A negociação visa evitar enfrentar a confrontação directa. É um processo dinâmico em que as duas ou mais partes fazem cedências e exigências mútuas.

Sem comentários:

Enviar um comentário